Tipos de cabelos crespos

tipos de cachos4 - Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece
Tipos de cabelo crespo

Antes de tudo é preciso entender que nem todo cabelo é igual, nem mesmo entre os crespos. Os tipos de fios são divididos entre os números 1 e 4, sendo os cabelos de tipo 1 os lisos, 2 ondulados, 3 cacheados e 4 crespos. Dentro da família dos crespinhos eles são subdivididos em letras, sendo 4A, 4B e 4C. Confira abaixo as características de cada um deles.

Cabelo crespo 4A: são cachos abertos e definidos, muito parecidos com os cabelos cacheados de tipo 3C. Tanto que muitas pessoas apresentam fios com curvaturas misturadas entre 3C e 4A na cabeça. Portanto, esse motivo também é possível considerar um cabelo 3C crespo em determinados casos. Apresentam formato espiral e ressecamento nas pontas.

Cabelo crespo 4B: cachos menores, estreitos e apertados, também mesclados com fios em formato ziguezague. Esses fios são extremamente ressecados e suscetíveis a quebra.

Cabelo crespo 4C: nesse caso as molinhas em espiral são quase imperceptíveis, apresentando o formato de “Z” praticamente em sua totalidade, com pouca ou nenhuma definição. Desse modo, são ainda mais ressecados e frágeis do que o fio 4B.

Cuidados essenciais com os cabelos crespos

Como já deu para perceber, o cabelo crespo é o mais sensível de todas as curvaturas, então, o cuidado com ele deve ser redobrado. Aliás, existem algumas dicas que podem salvar a vida dos seus crespinhos, além de deixá-los ainda mais lindos e protegidos. Dá uma olhadinha na lista que preparamos!

989145 kit dos sonhos fronha e touca sos cachos intensos 95281 z1 636650221755600360 630x630 - Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

-Não usar muita água quente

A temperatura elevada durante a lavagem dos fios crespos, que já são frágeis, pois retiram a oleosidade natural dos fios, além de danificar a fibra.

-Aplicar shampoo somente na raiz dos fios

O shampoo possui ativos adstringentes que, assim como a água muito quente, retiram o óleo do fio, deixando-os ressecados. Como o comprimento e as pontas do cabelo crespo já sofrem com o ressecamento, o ideal é aplicar shampoo apenas na raiz para limpar o couro cabeludo.
-Experimentar o uso do pré-shampoo: outra dica bacana para evitar o ressecamento do fio durante a lavagem é proteger o fio com um pré-shampoo. Ele é um tipo de creme que você usa antes de entrar no banho a fim de diminuir o efeito adstringente do shampoo.

-Co-wash é sempre uma opção

Há também um outro tipo de lavagem indicado para cabelos cacheados que se chama “co-wash”. Ele é basicamente uma limpeza feita sem shampoo, também conhecida como condicionador de limpeza. Em outras palavras, o co-wash limpa, protege do ressecamento e mantém a nutrição capilar.

-Saiba como desembaraçar

Duas dicas, a primeira é nunca fazer isso com o cabelo seco. Prefira desembaraçar os fios durante o banho, depois de aplicar o condicionador, por exemplo. A segunda é sempre começar de baixo para cima, evitando a quebra.

-Aposentar o uso da toalha no cabelo

O tecido da toalha comum ocasiona frizz em qualquer tipo de cabelo, em especial nos fios crespos que possuem maior tendência a apresentar esse fator. Portanto, troque sua toalha tradicional por um tecido de algodão ou mesmo uma camiseta velha que você não usa mais.

-Hidratar com frequência

Todo cabelo necessita de hidratação, porém, a hidratação para cabelo crespo, é uma das que mais necessita desse cuidado. Devido o seu ressecamento extremo, por esse motivo, leva as hidratações a sério! Procure hidratar sempre que lavar o cabelo. Caso sinta os fios pesados você pode hidratar em uma lavagem sim e outra não, por exemplo.

-Umectação é vida

O óleo é essencial para a saúde do cabelo crespo, que naturalmente apresenta carência desse componente. Por esse motivo a umectação é o maior aliado das crespas -ainda maior do que a hidratação! Sabendo disso, opte sempre por máscaras hidratantes que sejam enriquecidas com bastante óleo e não deixe de lado também a umectação capilar com óleos vegetais puros, ok? Vamos ensinar mais a frente como fazer!

-Invista na fronha de cetim

Outro causador do frizz nos fios cacheados é a fronha de algodão, isso porque o atrito entre o cabelo e a fronha nesse material causa os fios levantadinhos. Para evitá-los, aposte em uma fronha de cetim, que ainda poupa que os cachos se amassem ou desmanchem durante a noite. Outra opção é usar uma touca de cetim no lugar da fronha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.